Show Mobile Navigation

domingo, 16 de fevereiro de 2014

1. Qual a maneira correta de receber a Sagrada Comunhão?

Missão Fides In Deum - 10:45

1. Qual a maneira correta de receber a Sagrada Comunhão? Com as mãos ou diretamente na boca?

Para respondermos essa pergunta, é preciso primeiro lembrar o que significa a hóstia consagrada. Diz o Catecismo da Igreja Católica:

No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo. Esta presença chama-se real não por exclusão, como se as outras não fossem reais, mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se torna presente completo. [1]
A permissão para a comunhão na mão veio com a reforma litúrgica pós-Concílio Vaticano II, mais especificamente com a instrução Memoriale Domini, de 29 de Maio de 1969. Esse documento possibilitou que as conferências episcopais (no Brasil é CNBB) pedissem permissão à Santa Sé para autorizar a recepção da comunhão na mão em seus territórios. Muitas conferências não fizeram esse pedido. Em Roma, por exemplo, a comunhão é dada apenas diretamente na boca.

Logo, o fiel, pode escolher se quer receber a comunhão de pé e na mão ou na boca, de pé ou ajoelhado. O sacerdote que se recusa a dar a comunhão em qualquer dessas formas viola gravemente os direitos básicos dos fiéis [2]. Há padres que recomendam a comunhão na mão, principalmente por questões de higiene. O papa emérito Bento XVI, porém, recomendava a comunhão diretamente na língua, pois considerava a comunhão na mão algo “extraordinário”, ou seja, exceção e não regra.
O Santo Padre Bento XVI recomendava firmemente a comunhão diretamente na boca
Se optar por receber as espécies eucarísticas na mão, deve ter cuidado para que se evite a perda de reverência e profanação pelo santíssimo sacramento. [3] A Igreja ensina que: [4]

1) Deve-se tomar cuidado para que não se perca nenhum fragmento do pão eucarístico.

2) Ao receber a comunhão, levá-la à boca ainda com o rosto voltado ao altar.

3) O fiel deve receber a comunhão do ministro que a distribui. É proibido que o fiel sirva-se a si mesmo pegando a hóstia diretamente da âmbula.

Contudo, quando a comunhão é em duas espécies, ou seja, o pão molhado no vinho eucarístico, é proibido recebê-la na mão. [5] Assim diz a instrução Redemptionis Sacramentum:
Não se permita ao comungante molhar por si mesmo a hóstia no cálice, nem receber na mão a hóstia molhada [6]
Portanto, o fiel pode optar por receber a comunhão sob a espécie do pão na boca ou nas mãos. Porém, quando a comunhão é nas espécies do pão e vinho, é lícito que o fiel receba apenas na boca, diretamente das mãos do ministro.

E, lembre-se, quando o sacerdote apresenta a espécie eucarística e diz “Corpo de Cristo”, deve-se sempre responder apenas com um “Amém”. [4]

Equipe Missão Fides in Deum.

[1] Catecismo da Igreja Católica § 1374
[2] Congregação para o Culto Divino, Prot. nº 1322/02/L
[3] Memoriale domini § 13
[4] Congregação para o Culto Divino, Prot. nº 720/85
[5] cf. Instrução Geral do Missal Romano § 160
[6] Redemptionis Sacramentum § 104

1 comentários:

  1. Acho digno receber a comunhão de joelhos. É mais uma forma de adorarmos o Santo Sacramento da Eucaristia. Assim como nas adorações ou reverências a Jesus no Sacrário ou no Ostensório nos ajoelhamos ou fazemos a genuflexão, por que não na hora de nos tornamos "Sacrários Vivos" não fazer o mesmo?

    ResponderExcluir